-
Arquitetos: ARKEIA|MX
- Área: 1100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:zaickzstudio
-
Fabricantes: ACEROS MONTERREY, Adobe, AutoDesk, Basaltex, CASTEL, CONCRETO CRUZ AZUL, Cemento Tolteca, Comex, Cuprum, ESTEBEZ, ETC HERRAJES, HERRALIUM, Interceramic, Mabe, Marmoles Puente, Masisa, NEOCONCEPTO EN MUEBLES, Perfiles Santa Lucía, SAYER, Tekno-Step, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quatro blocos com coberturas inclinadas distintas são implantados como "ilhas" no terreno de 290 m2 em forma de "L" em Santa Maria Nonoalco. Este layout de "ilha" tem um duplo propósito: é ao mesmo tempo um gerador de pátios e um gerador de rotas. No WTT68 o pátio é um duplo protagonista: como espaço exterior, é também um espaço íntimo da casa que olha para fora e se abre para ele.
A interconexão dos 4 blocos e suas 9 moradias é obtida através de rotas arquitetônicas intencionais: escadas externas em balanço, fixadas aos volumes e cujas silhuetas são claramente desenhadas em suas dobras características; vestíbulos e passarelas de concreto preto, madeira e aço; trânsitos entre paredes sólidas e paredes de elementos vazados que revelam apenas parcialmente uma passarela paisagística e que, em certas alturas, a partir das passarelas, emolduram janelas de vegetação.
Como um labirinto de Escher, as passarelas são os caminhos para as habitações, cada uma diferente em sua tipologia, e são, por sua vez, uma extensão do diálogo exterior ao espaço íntimo. Do interior das habitações de frente para a rua, as persianas de aço oxidado artesanalmente, direcionadas ao longo de diferentes eixos, filtram a frondosidade da árvore impassível e a paisagem urbana.
O WTT68, com suas geometrias puras, sua materialidade pedregosa e seus telhados inclinados que permitem o acesso à luz zenital, fazem lembrar o funcionalismo de O'Gorman; e suas passagens e pátios prestam homenagem ao bairro mexicano.